domingo, dezembro 13, 2009

Santa Luzia


O mundo católico lembra hoje santa Luzia,cuja história é cercada de mistérios e lendas.Contam-se várias histórias (ou estórias)a respeito de uma jovem que se prometera  a Deus e que não aceitou casar-se com um homem rico da cidade.Em razão disso foi denunciada ao governo e condenada a ser submetida a estupro por vários soldados mas não conseguindo tirá-la do lugar pois se tornara extremamente pesada,torturaram-na de várias formas,inclusive tirando-lhe os olhos.
Por isso ela é homenageada e as pessoas que teem ou tiveram algum problema nos olhos a veneram nesse dia.
A religião católica é cheia de contos e lendas que serviram aos primeiros catequistas ensinarem a prática da fé  aos cristãos pelo exemplo dos sacrificios dos  mártires.
Essa imagem foi tirada do cantinho mágico da bia.(via google)

4 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Anun, tudo bem?

Já conhecia a história desde crianca. Se isso realmente foi assim nao sabemos, mas sabemos que muita coisa ruim e triste aconteceu e acontece ainda neste mundo.

Bjao

Meire disse...

Anunci, morava perto de uma pedreira, e ali muitos trabalhadores perderam a visao ou a tiveram danificada devido aos estilhaços depois das explosoes, e consturiram um pequena Capela em Homenagem a Sta Luzia que esta ali ath hoe e deu nome a uma importante avenida da Cidade.

Bjs

Luma Rosa disse...

Sabia que é a santa protetora dos olhos, mas não sabia da história (lenda). Que tragédia romana!! Beijus,

Anunciação disse...

Romana,mesmo,Luma,querida;você conhece.