quarta-feira, março 29, 2006

Por quê?


Pergunta-me a jovem perplexa.Por que alguém com mulher e filhos,aparentemente bem de vida,professor universitário,doutor,tudo isso,resolve acabar com a vida?Ela,a jovem que me indaga,não consegue entender e,talvez por achar que a idade e a formação superior forneça conhecimento suficiente,me torna a perguntar.Diz-me que não pode,não consegue entender como pode acontecer uma coisa dessa.Infelizmente,jovem amiga,nem a idade,nem o estudo,nem o meu constante interesse pelo estudo do ser humano,na observação prática do dia a dia ou na literatura especializada,me forneceu até agora ,as razões obscuras que levam o ser humano,em quaquer condição em que esteja,a quebrar a lei do primeiro instinto que é o de sobrevivência.Uns alegam distúrbios químicos nas ligações neuronais;outros falam sobre a falta de Deus,do espiritual;enfim,muitas são as explicações;nenhuma totalmente errada.Nenhuma que seja suficiente para afirmar com certeza o verdadeiro sentido de alguém perder a vontade de viver e,em desespero,tomar a decisão e praticar o ato de tirar a própria vida.

2 comentários:

Cecilia W. disse...

Eu só consigo pensar no vazio interno que essa pessoa devia estar sentindo, pra cehgar a tal ponto.

Lara disse...

Realmente, acredito que não exista um porquê que possamos compreender...
Triste!
Tem um bom final de semana!
Bjos