domingo, maio 28, 2006

Dia de...

28/05-Dia das Comunicações Sociais
28/05-Dia Internacional de Combate à Mortalidade Materna.E é a esse respeito que quero falar.Decidi que me empenharei,a partir de amanhã,em fazer uma busca ativa de todas as mulheres gestantes de minha área de atuação no PSF.Estão vindo muito poucas mulheres ao pré-natal.E a maioria das que estão vindo,só aparecem tarde,isto é,em torno do quinto mês de gestação.Isso significa mais possibilidade de mortalidade materna e infantil.Eclâmpsia(por hipertensão arterial não monitarada);Sífilis;HIV;Doenças sexualmente transmissiveis em geral;rubéola,toxoplasmose,enfim,uma série de condições patológicas que,detectadas e tratadas no primeiro trimestre,diminuem consideravelmente a mortalidade materna(e fetal também).E se você conhece uma mulher que pode estar gestante ou vai ficar,dê-lhe esse presente:convença-a a procurar assistência médica o mais cedo possivel.

Obs:Em sintonia com a Denise do Síndrome de Estocolmo.

4 comentários:

Webeatriz disse...

Dia das Comunicações Sociais, s´po quando estava na Igreja foi que lembrei que havia sido convidada para uma missa especial na catedral. Mas já estava na minha paróquia , fiquei por lá mesmo! na hora das preces da comunidade , havia uma que era pelos comunicadores , eu comentei com minha filha: eu devia fazer essa! e imediatamente passei do pensamento a ação, e fiz a oração!
Parabéns pela iniciativa da campanha para as grávidas!

jayme disse...

mandei um e-mail pra vc. Beijo,

Lara disse...

Sempre uma boa iniciativa por aqui!!
Boa semana Anunciação!!!

Nora Borges disse...

Olá, vi que você deu uma passadinha lá no meu Orkut e vim bisbilhotar seu blog. Quando vi seu post já sabia que teria alguma ligação com o Síndrome de Estocolmo.
Seja muito bem vinda. Sempre.

Ps: sempre me impressionam a alta incidência de morte materna, mesmo depois de tanto avanço tecnológico!
Um grande abraço.