terça-feira, março 03, 2009

Justiça,essa palavra

Uma vez um amigo me disse,a respeito de justiças e injustiças no Brasil:O nosso problema não é o fato de não ter leis,nem o fato de em outros lugares não haver bandidos e ilegalidades.O nosso problema,a maioria das vezes é a impunidade,a certeza dela,os meandros que as nossas leis oferecem aquele ou aquela que transgride para procrastinar,e,de quebra,alguns juizes venais.O que resulta na sensação de aqui em terras brasileiras tudo pode e nada adianta lutar,nada adianta ser honesto e quem o é não passa de um otário,ou passa essa imagem,o que dá na mesma.Não concordo totalmente com meu amigo.Mas às vezes dá vontade de desistir,desanimar.Porque,com certeza,a impunidade,que acontece sim,com frequência,é um fator essencial nesse processo.Se o trnsgressor não é punido,dentro da lei naturalmente,não só ele se sente liberado para continuar como dá a sensação aos demais de que não adianta ser honesto,nem vale a pena seguir normas e leis.Como diria alguém que não me lembro e com quem não concordo absolutamente:elas foram feitas para burlar.Uma pena!

7 comentários:

Fabrício Brandão disse...

Anunciação,

É com muita alegria e satisfação que chego até o seu espaço. Aproveito a ocasião e agradeço imensamente a você pela sua atenciosa visita à Revista Diversos Afins, espaço cultural que edito com muita dedicação.

Saudações culturais!

meire disse...

Vc se referia ao julgamento do caso Flavia...muito triste aquele resultado..bjs

Mirella disse...

O Brasil me desanima tanto...
bjsk

Rosamaria disse...

É triste, Anunciação, mas a nossa justiça é capenga!Fiquei muito triste com a sentença do caso da Flávia.
Bjim.

Grace Olsson disse...

Anunci, as leis existem...mas a impunidade a as maracutaias...sao terriveis..bjs e dias felizes


Quando eu conclui o curso de Direito, Anunci, eu senti um vazio tao grande, amiga. Isso por que fiquei anos a revirar o Forum de Maceió e presenciar tanta coisa que gracas a Deusmeu caminho foi desviado...

Blog do Beagle disse...

Nunci, impunidade e corrupção são os cancros de nossa sociedade. Precisamos de muitos séculos apra educar o povo e ele descobrir o que significa ética e como é confortável viver sob sua égide. Bjkª. Elza

Odele Souza disse...

Querida Anunciação,

É triste sim ver a impunidade trinfar, mas não podemos nos resignar.Lembra uma frase do Martin Lunther King?
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”

É importante não se calar. Protestar contra a injustiça e uma forma de mostrar nossa indignação contra o mal que nos fazem e mostrar nossa dignidade como ser humano.

Beijos.