sábado, novembro 14, 2009

Dia mundial do Diabetes?

Recebi,corrijo-me,encontrei meio escondido na secretaria do centro de saúde,um folheto com o título:Diabetes:Educar para prevenir;trazia ainda a data 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes e informa o site diabetes.org. Dentro fala resumidamente sobre fatores de risco,atenção aos sintomas,etc.Confesso que não fui ao site.Mas o que me impressiona é que não ouvi falar nada sobre ações,não fui convidada,intimada,comunicada,alíás nem eu nem ninguém da Unidade Básica de Saúde.O que acontece?Sou eu,a UBS,as secretarias de saúde do Estado,do Municipio,quem está fora de órbita?O normal não seria haver alguma ação tipo uma horinha de palestras curtas,simples,umas quatro palestras de 15 minutos;talvez uma tarde de mutirão para consultas direcionadas;uma manhã com realização de exames de glicemia capilar(aquela da agulha no dedo);quem sabe uma exposição de cartazes sobre o tema?Nada,absolutamente nada,aconteceu ou vai acontecer.Isso me angustia.Por mais que eu tente ficar imune,não ligar,não dá para ficar com o pensamento borbulhando,se questionando,se envergonhando.Ficar pensando se o erro também é  meu,claro.Mas não temos um calendário que seria fornecido no inicio do ano;não há como planejar seja o que for,no dia;mesmo porque só soube porque sou bisbilhoteira e fico enfiando meu nariz e mãos curiosos e todo papelzinho diferente ou novo que encontro.É isso aí:coisas que passam pela cabeça de uma médica do serviço público no maranhão.

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi Anunci.

Também trabalho no serviço público mas em uma biblioteca. Confesso a você que aqui acontece a mesma coisa. As vezes só ficamos sabendo de um evento depois que ele aconteceu pois a direção não comunica.

Bjs.
Elvira

Aninha Pontes disse...

Também não sabia.
Aliás, sendo o diabetes uma doença tão perigosa, devia ter mai atenção.
Mas ao invés disso, o centro de saúde, nunca têm as tais fitinhas, e exames demoram de dois a tres meses.
Isso porque a saúde no país beira a perfeição.
Já imaginou se não fosse assim?
Beijos Nunci.

Anunciação disse...

Aninha,até as fitinhas,quando não tem,a gente arranja,por aqui;nem isso era desculpa.Por incrivel que pareça,até mutirão de limpeza do posto,dá um bocado de gente,com direito até a vaquinha pra comprar o rango.

Meire disse...

Anunci e era mundial hein. Tb nao vi, nem ouvi nada por aqui.

Bjs

Ítalo Gustavo disse...

Não vi nenhuma divulgação, apenas um matéria jornalística em âmbito nacional. Uma pena.
http://notasjudiciosas.wordpress.com/

Celia disse...

Tambem nao sabia. Querida ja comprei o presente da minha amiga, sim.
vou mandar amanha. Bj

Rosamaria disse...

Quanta gente precisando de informação sobre a doença, né, Nunci? O combate a diabetes deveria ser cotínuo. É o Brasil, fia.

Bjim.

Luma Rosa disse...

O povo estava feriandando, né? Afinal, dia 14 foi véspera de feriado. Aqui onde moro, na praça de turismo, esteve uma patrulhinha ambulatorial fazendo o exame de sangue e de quebra, medindo a pressão. Alguns panfletos foram distribuídos na praia, mas confesso, que a iniciativa foi da secretaria de saúde local, nada de vínculos com a secretaria estadual. Boa semana! Beijus,

Blog do Beagle disse...

Cada vez fico mais escandalizada com o que vc conta. Eu já teria desistido! Bjkª. Elza