quarta-feira, junho 20, 2007

Cícero e Saber envelhecer

Ainda gripada,por conta mais da canseira do serviço,resolvi que não dava pra trabalhar hoje.Telefonei cedo e o segurança recebeu meu recado:não marcar nada;fico morta de pena quando médico deixa os pacientes esperando um tempão e depois alguém tem que despachá-los com cara de tacho e ouvir as reclamações que o irresponsável não vai escutar,é claro.
Mas,vamos a Cícero,aquele antigo que tinha o dom da palavra.Outro dia,na banca,encontrei esse livrinho:Saber Envelhecer.E esse intervalo de doença me deu oportunidade de começar a lê-lo.Pra quem gosta de ler eu recomendo.É fininho,não dá trabalho,é faz pensar e comparar os dias de Cícero e os nossos.
Cícero,grande tribuno,orador,antes soldado valente,agora cônsul da república,discorre sobre a velhice.E sobre a juventude.
Só pra chamar mais a atenção,pois não posso e não devo transcrevê-lo todo,vou citar umas duas passagens,frases,que dão vontade de ter reunidos meus amigos só pra gente discutir sobre se teria ele razão ou não:
"Se essas qualidades não existissem entre os velhos(reflexão e julgamento),nossos antepassados jamais teriam chamado o conselho supremo Senado,isto é, "assembléia de anciãos"
"Vejamos!Como pudestes deixar vosso país deteriorar-se tão rapidamente?A essa questão colocada pelo poeta Névio em O Jogo,a primeira das respostas é sempre:Sob a influência de novos oradores,de jovens loucos!"
Será?Terá Cícero razão? Claro que o livrinho tem mais coisinhas interessantes;pelo menos eu estou achando.Não concordando em tudo,é claro,mas muita coisa dá pra pensar.

12 comentários:

lgresende disse...

Pode ser que para época o Cícero estivesse correto. Não acho, no entanto, que todos os velhos sejam sábios e os jovens loucos. Às vezes acontece o contrário.

Marcia H disse...

reflexao e julgamento... nao sei se a velhice sempre nos traz sabedoria para refletir e julgar bem. acredito q há muitos "velhos" que dizem: eu passei a vida toda me podando, agora eu quero fazer e dizer tudo o q posso sem me preocupar com os outros.
Existem muitos jovens de bom senso no mundo - acredito eu!
Melhoras para vc.
Bj

Meiroca disse...

Sabe que o Lino tem razao...
www.meiroca.com

Lara disse...

Gosto do Cícero, e de outros amiguinhos dele daquela época.. hehehe
Passando só pra deixar beijinhos e bom find!

Paralelo (Lauro Edison) disse...

O argumento de Cícero é essencialmente correto. Só faltou ele acrescentar que os jovens HOMENS são os mais estúpidos. Digo isto estando entre eles.

Ocorre que Cícero percebeu uma característica universal da natureza humana: a juventude é mais violenta, instintiva, impulsiva e irracional. O motivo é que se trata da idade reprodutiva, e as pessoas (sobretudo os homens) que conseguem status a qualquer custo, são as que conseguem mais mulheres e, portanto, passam seus genes adiante - vão ter muitos filhos que agirão do mesmo modo, portanto!

Um homem cujos genes o tornem gentil, caridoso, sem ciúmes e sem gana por poder simplesmente deixa este homem sem namorada - hoje nem tanto, mas há milhares de anos, no vida-ou-morte da África (quando nossos genes foram moldados).

E, é claro, quando passamos da idade reprodutiva, todos estes instintos poderosos e absurdos (ciúme, ânsia de poder, defesa da honra, etc.) diminuem ou desaparecem.

Os mais velhos são sem dúvida mais ponderados e racionais, mas não por ter mais experiência, e sim por ter um cérebro que já deixou de estar cego por sexo.

*****

Exagerei no tamanho do texto, mas faz sentido agora: é meu post de reestréia aqui.

Afinal tenho micro outra vez! Voltei à web, Anunciação! Conte comigo mais vezes por aqui!

=)

Beijos!

Paralelo (Lauro Edison) disse...

Onde você vê "imscatman" leia "Paralelo", ok?

Sou eu, Paralelo, i.e. Lauro Nascimento, quem postou aí em cima.

Problemas dessa "conta Google".

paralelosuaz@yahoo.com.br
www.aventurahumana.weblogger.com.br
www.naoseridentificado.blig.ig.com.br

Ciça Donner disse...

Mana nao sei na... ali´s, faz tempo que deixei de saber. E quanto mais velha fico, mais idiota me sinto

Lord Broken Pottery disse...

Anunciação,
Em nosso senado, o conselho de seniors que temos, os mais velhos são os que afundam nosso país.
Beijão

Meiroca disse...

Queridona nao vai postar nao?
Meire
www.meiroca.com

Anônimo disse...

me sinto muitas vezes como a Ciça, quanto mais velha, mais idiota...sei lá...
Beijos

Dani disse...

Querida,
Muito obrigada pelo comentário que vc. deixou lá no Pausa.
Me senti abraçada. Mesmo.
E, incrível como, às vezes, são estes amigos distantes que estão mais perto.
Bjs.
Dani

Luciana L V Farias disse...

Oi, Anunciação!!! Peguei carona nos seus comentários lá no blog do meu pai e passei pra xeretar o seu canto...

Quanto ao post de hoje, vou com a mesma opinião da Ciça, rsrsrsrs...

Beijooooo!!!!