quarta-feira, setembro 19, 2007

Lavar as mãos

Não,não estou falando de Pilatos,nem de política.É de saúde mesmo.Claro que meus inúmeros leitores são pessoas higiênicas,saudáveis e sempre lavam as mãos.Ou não.O caso é que muita coisa desagradável se evita com o simples ato de lavar bem as mãos com água e sabão.Por exemplo,infecção hospitalar.É,excetuando 99.9% das enfermeiras,pessoal cri-cri quando se refere a higiene,muito profissional,não dá a mínima para esse hábito obrigatório para não transmitir germes seus,trazidos da rua para os pacientes;dos pacientes para o ambiente familiar e assim por diante.Parece nojento e é,mas acontece muito por falta de disciplina e por causa da pressa e outras desculpas bestas.
Em casa acontece muito também,principalmente nas que têm crianças.Nada contra o divertimento e a brincadeira;mas depois,não só as mãos mas todo o corpo deve ser bem lavado,unhas escovadas(e devem estar curtas também).
Por que esse assunto?Porque me passam pela frente todos os dias muitas pessoas,principalmente crianças vítimas da falta de higiene.Da falta de cuidados na manipulação dos alimentos.Passo um tempão explicando para mães,pais e filhos que não adianta viverem tomando medicações as mais variadas para matar os vermes,se os cultivam no dia a dia por falta de um bom banho,por falta de lavar verduras e frutas epor falta de filtrar a água que vão beber.Fico triste quando sinto o perfume caro na jovem mãe de familia e descubro que ainda não tem um filtro na casa.E é isso,minha gente.É o meu dia a dia de trabalho.Lutando,mais do que contra a doença,contra a ignorância.Bye!

11 comentários:

marilia disse...

Ok, então a senhora é médica...
coisa de louco...rss
me casei com um por mais de 18 anos.
fui feliz enquanto durou, clássico final infeliz, que me deixou apenas com muita antipatia de farmaceuticas recem formadas! rss
gostei de seu jeito de chegar, e venho retribuir a visita e dizer que vc é muito bem vinda ao meu blog!!!!
apareça sempre!
Um bjo grandão, e um aperto de mãos limpas!

Alcinéa Cavalcante disse...

Algo tão simples, mas tão importante. No entanto, muita gente esquece dessa regrinha básica, então é sempre bom alguém dar um puxãozinho de orelha para lembrar e você faz isso muito bem, com uma linguagem simples e leve.
Abraços

Marcia H disse...

é o que eu vivo insistindo. sabia que aqueles vasos com balinhas q a gente vê espalhados por aí sao uma fonte de bactérias? muitos homens nao lavam as maos após ir ao banheiro, pegam nas balinhas e deixam a sujeira lá dentro pros outros, um nojo!
vou postar algo sobre higienização de água pelo sol pra vc no meu blog!
bjs

Meiroca disse...

Anunci, este teu post é tao importande que deveria viar uma blogagem coletiva, o q vc acha?

Sr. Antonio - corretor disse...

E o pior é que é isto mesmo, as pessoas simplesmente não se preocupam com higiêne e olha que tem gente com cultura e ainda faz destas, por preguiça acho... como disse vc desculpas todos têm.

Gostei da proposta da Meiroca, que tal blogagem coletiva?

bjs

marilia disse...

Oi linda, voltei pra te dar uma alõ, e dizer que adorei seu comentário sobre a Tina... ainda bem que vc tb não entende as vezes...rsss achei que era problema só meu!!ahahahah
bjos e boa semana!

Anônimo disse...

Hmmm, utilidade pública nunca é demais...
Imagino as batalhas diárias que você deva enfrentar no seu trabalho e por vezes, coisas tão simples que seriam resolvidas só com higiene...
Beijocas e boa semana

Alice disse...

Minha amiga!
Consegui te pescar!
Vc tava q nem um peixinho,sumia da minha redee voltava,agora te pesquei!
Tá linkada no meu blog!
Nunca dconsegui vim aqui apesar de vc botar o link e hoje eu consegui abrir!
Que felicidade ter vc de volta!!
Beijosss!!
Ah,adorei a idéias das meninas da blogaem coletiva da higienedas mãos,tô dentro!
Beijinhoss e feliz por ter vc comigo !

marilia disse...

ô xente...
vim doidinha pra ler post novo!!!rsss
uma boa terça feira, e um beijão, proce, ai do maranhão!
( acordei sem dormir, cheia de rimas)

jayme disse...

Anunciação, esta é uma entre tantas mudanças culturais que podem melhorar o Brasil. E o mais interessante é que, geralmente, mudanças culturais têm custo zero: custam apenas decisão e disciplina, em doses até módicas.
Beijo!

osvjor disse...

não sei se isso aqui ainda vai ser lido, mas, dentro desse asssunto, um livro interessante é o que foi escrito pelo Louis-Ferdinand Céline, "A vida e a obra de Semmelweis". O texto é, se não me engano, um estudo feito pelo Céline como trabalho final pra faculdade de medicina. Ele conta a história de um médico no século XIX que descobriu que, simplesmente lavando as mãos, poderia reduzir drastidamente o número de mortes de mulheres na maternidade. Conta lá o Céline que era comum os médicos saírem da manipulação de cadáveres e já meterem a mão nas mulheres que estavam dando à luz. No entanto, a recomendação feita pelo Semmelweis encontrou uma oposição fortíssima de quem trabalhava na área e o médico, devido à pressão de que foi alvo, acabou ficando louco. t+