sexta-feira, julho 18, 2008

Hansen X Preconceito

Antigamente era chamada de lepra.Pelo caráter deformante de suas formas graves,fazia com que todos se afastassem e afastassem o doente do convivio social;também pela idéia de impureza advinda dos relatos do primeiro testamento.Na verdade,naquele tempo,quase todas as doenças de pele tinham essa denominação e aquele que fosse curado tinha a obrigação de se apresentar aos sacerdotes para que fossem apresentados sacrificios em louvor a Deus.Mas voltemos para o agora:
1.A hanseníase é uma doença causada por uma bactéria que ataca as terminações nervosas e tem manifestações,em geral,dermatológicas.
2.Não coça,não descama.São manchas ou mesmo áreas da pele sem lesões(às vezes mais claras do que o resto da pele em redor)que apresentam falta de sensibilidade primeiro térmica,depois dolorosa e tátil.
3.Na dúvida,o ideal é procurar o clínico.Um exame bem feito fornece um diagnóstico seguro e um tratamento eficaz;quanto mais cedo o inicio do tratamento,melhor,evitando sequelas como deformidades,lesões nos nervos que causam muita dor,"pé caido",incapacidades inclusive para o trabalho.
4.É doença infecto-contagiosa mas sua contaminação exige convivio estreito e prolongado(familia,trabalho).Seu período de incubação,porém é longo,não se podendo,às vezes afirmar quem foi o primeiro transmissor.
5.Não há necessidade de separação de copos,talheres,etc,nem o isolamento da pessoa pois,a partir do momento que se incia o tratamento,o paciente fica abacilífero,isto é,não transmite.Além do que a transmissão se faz pelo ar e não por contato direto.
6.Após o diagnóstico positivo e o inicio do tratamento,todos os contatos,quer dizer,as pessoas que convivem com o paciente devem ser examinados e os casos negativos encaminhados para fazer a vacina BCG.
7.Quando o clínico tem dúvidas quanto ao diagnóstico,encaminha o paciente ao serviço de referência.Lá,caso seja positivo para hansen,faz-se a contra-referência e o paciente segue o tratamento na unidade básica de saúde,a não ser em casos que apresentem gravidade que exija esse acompanhamento especializado.`
Por último,se você conhece alguém que apresenta manchas ou áreas dormentes na pele,informe-o sobre isso.Mesmo que não seja hanseníase,haverá um encaminhamento adequado ao problema.
HANSENÍASE E PRECONCEITO TÊM CURA. Inté.

4 comentários:

disse...

Realmente precoceito é ridiculo e se Deus quiser tem cura!
Adorei vc e seu blog.
Estou na luta contra a balança e acabei te encontrando, já foi alguns quilinhos mais ainda faltam outros...hihihi.
Beijoos um ótimo fim de semana e tdo d bom!

disse...

ops preconceito

Danielle Balata disse...

Pois é.. to vendo essas campanhas todas por aí.. temos que entrar na luta sim.. por que o preconceito na minha opinião é pior que a hanseniase.


Beijos

Blog do Beagle disse...

Adorei o informe. Simples e direto contém os ddos necessários para o leigo. Parabéns. Bjkª. Elza