sexta-feira, abril 17, 2009

Chora,Maranhão!

Hoje servimos de piada,de chacota,para humoristas,para iludidos e para ordinários de todas as espécies.Merecemos?Durante minha juventude cheguei a pensar que sim;se votávamos em gente ordinária,merecíamos governos de acordo.Fui ao longo do tempo conhecendo as pessoas,o povo,a massa votante e refiz meus conceitos.Só lá com eles,essa grande maioria de gente que pouco tem de tudo,inclusive dinheiro,é que se sabe o que é bom pra tosse e como não é fácil escolher.Você simplesmente tem de sobreviver.Até que um dia parece que vai dar pra mudar.E,depois de anos e anos,muda-se o rumo;e quando se pensa que estamos caminhando à frente,um pouco com sobressaltos,não se esperava mesmo caminho de flores e paraiso na Terra,mesmo.Um pouco de dignidade.Eis que tudo se esvae pelas mãos que empunham a justiça e nos dizem que nosso voto não vale.Quem perdeu foi quem ganhou.Inverte-se tudo.Nada faz corar a face desses senhores de toga;nem falsos testemunhos,nem argumentos indecentes,nem videos questionáveis;prazos dignos da velocidade da luz para ler um calhamaço de não sei quantas páginas e dar um parecer a jato logo aceito,nada,nada os detém.Constituição,leis eleitorais,é tudo pisoteado para fazer a vontade de um homem que resolveu que seria e é o dono do Maranhão;para colocar sua filha mimada no lugar que ela decidiu usurpar.
Ontem e hoje gente tola e gente malvada tocou foguete.E ela foi diplomada e empossada dona,digo,governadora do Maranhão.
Meus pêsames,Maranhão.Meus pêsames,Brasil!É,porque apesar de ser o fim do mundo;apesar de ninguém ligar(viu,danilogentili),a gente faz sim,parte desse Brasil,e,se estamos e vamos ficar mal,todos ficarão.
E pensar que a partir de segunda-feira eu vou ter de aturar essa gente de perto.Dói.

20 comentários:

jayme disse...

Anunci, eu não conheço o processo, não sei bem quais são as acusações contra o governador. Mas fica claro que há alguma coisa errada, uma deformação política. Se é fato que o governador cometeu crime eleitoral, após dois anos de mandato, o sucessor legal deveria ser o presidente da Assembléia Legislativa ou o do Tribunal de Justiça, não o perdedor da eleição -- no caso a filha voluntariosa, que, aliás, na foto da posse, ao lado do ministro Lobão, cumprimentava o presidente da Assembléia com uma inequívoca cara de "nojinho". Acho que politicamente, por um lado, é um desastre: sinaliza ao povo do Maranhão que não adianta votar contra o poder estabelecido, porque ele se restabelece de uma forma ou de outra. Mas por outro lado, pode ser a oportunidade de esse mesmo povo se mobilizar, se organizar de forma a tornar um pouco mais difícil para a nova governadora levar a cabo sua administração do clã, pelo cã e para o clã. A letargia só será rompida com organização popular, com pressão sobre deputados e governantes. Hoje, a grande pergunta Brasil afora é: será que o Maranhão sai desse episódio definitivamente derrotado ou será esse um capítulo da história de sua libertação?

Mauro Castro disse...

Anunciação, se serve de consolo, aqui no Rio Grande do Sul não estamos muito melhor de governadora...
Há braços!!

zany disse...

Nunci, esta história já aconteceu por aqui. Será que este senhor pensa que é eterno? ainda bem que não!! Bjs amiga!!!

Magui disse...

Por isso é sempre notícia que o povo do Maranhão volta e meia quebra tudo na cidade, fazendo justiça pelas próprias mãos.

Meire disse...

Qdo vi esta noticia na TV fiquei imaginando a sua tristeza e indignaçao...
Relamente lamentavel,
Bjs
Meire

Lúcia Soares disse...

Oi, Anunciação. Leio sempre seus comentários em blogs, já vim no seu, acho até que já comentei, mas me passou desapercebido que você vivesse no Maranhão. Aí, nessa semana, com as notícias políticas daí, fiquei pensando que gostaria de conhecer um blog de alguém daí, e hoje cheguei ao seu. Não foi mero acaso, olha só! Eu fiquei pensando em como é morar em um Estado que parece ter "dono". Como se chegou a isso? Uma família mandar num Estado, que é público, pertence a uma Nação?! É como na Bahia, que "pertencia" ao ACM (detesto até pra escrever o nome) e parece que no Ceará também quem "manda" são os Gomes, sei lá se é verdade. É uma loucura se chegar a isso! Eu até simpatizava com essa governadora (usurpadora?) mas estou boba de ver como eles mandam aí! Por que o povo "aceita"? Vou vir aqui sempre, pra ler o que você pode nos passar. É preciso uma reação nacional a esta ação de posse que essa família mantem aí. Há uma luz no fim do túnel, pra vocês, pelo menos? Abraços.

Rosamaria disse...

Sinto muito, minha amiga o que acontece por aí, como todo o brasileiro que não está envolvido com essa gente.
Bjim.

Blog do Beagle disse...

Nunci, tenho vergonha do nosso judiciário! Quando ouvi a noticia na TV pensei em você e na sua decepção. Vamos em frente, amiga. Esa tirania há de acabar. BJkª. Elza

Rick disse...

Descobri seu twitter por acaso e vim aqui ler. Gostei do seu blog e das opiniões.
Se quiser visitar o meu sobre Viagens e Turismo é:
http://arisdomar.blogspot.com

Ciça Donner disse...

Doi mas passa... ela vai passar! CALMA! nao se luta contra o inevitável, muito menos com menino birrento.

Égua mana... é vc ai com os Sarney e nó lá em cima com os barbalhos!!

http://graceolsson.com/blog disse...

Anunci, quem deveria suceder era o Pres da As Legislativa se o principal cometeu criems...Mas menina, as coisas sao feitas nas coxas...no Brasil

No Nordeste, cansei de ver meu Estado -Alagoas-sendo motivos de chacota na blogosfera. Mas era justoi naquele caso.
Bjs e dias felzies


FÉ, amiga...

Suelly Marquêz disse...

Anunciaçao, faço minhas sua revolta, mas aprendi desde a infacia que dê o poder ao homem e o conhecerá.Viajando conheci o modus vivendi de nossa gente, e percebi que tudo que acontece pela politica passa tambem pela boca faminta da população ,que se deixa se encantar com os tais coroneis deste monopolio que sai barato pra eles nas eleições,
mas poderes á parte eles não abrem mao ,é a tradição vergonhosa que vemos num estado tão lindo mas que já foi entregue aos bigodes... e tenha paciencia, ou seculos pra que um dia o Maranhão seja reconhecido, como se deve, e nao ser um corredor eleitoral

Rick disse...

Imagina, eu que agradeço por você ter me alertado sobre o erro. Os nomes das cidades eu colei de um site e tava errado Tufilândia e Pedreiras (que na matéria deles constava como Dufilândia e Pedreira)

O que eu vejo eles pedindo é isso: alimentos, roupas, medicamentos. Dinheiro eu não acho válido pedir ou comentar, por motivos óbvios né? É preferível doar já o produto que vai ser utilizado pela pessoa por lá.

No orkut, comunidade São Luís do Maranhão, o pessoal tá comentando bastante sobre esse problema e querem se juntar pra ajudar na causa. Dá uma olhada lá também, talvez tenha mais informações.

Obrigado por avisar e pela visita ao blog: http://arisdomar.blogspot.com

Meire disse...

Queridona, venho aqui todos os dias e vc continua "chorando" nao vai mudar este post nao? rsrs
brincadeirinha!

Bjs

DO disse...

Tem que se indignar mesmo. O que aconteceu foi uma aberração juridica.
Beijos e uma otima semana!

Luci Lacey disse...

Nunci

Vc sabe que amo o Maranhao, e Sao Luis e minha paixao, pelos 19 anos que morei ai.

Mas, e lamentavel tudo isto, o "coronelismo" e massacrante.

Li que Roseane, se afastara (ou ja se afastou) para fazer uma cirurgia.

Creio que a febre ao poder, enlouquece e adoece.

Beijinhos querida, dias melhores virao.

Betty Vernieri disse...

Olá, Anunciação!

Vim retribuir a visita e a solidariedade.

Por razões óbvias, ainda estou sem tempo para conhecer melhor o seu blog, mas assim que puder voltarei.

beijinho

Meire disse...

kd a dona deste blog?

Rosamaria disse...

Anunciação

Como tenho vindo aqui e não tenho te encontrado, deixei a possibilidade de ganhares um celular lá no blog. Vai lá!

Bjim.

BRUNNO ALYSON DA SILVA SOARES disse...

Oi Anunciação
to passando aki pra agradecer pela palavras no meu blog.
obrigado pela solidariedade a esta causa.
UM abraço...
qualquer coisa eh so entrar em contato, trocar ideias;...
xeru