quinta-feira, maio 17, 2007

Saúde

Há mais ou menos um mês,começaram a chegar em nossa Unidade Básica de Saúde,os estagiários(alunos)de medicina que estão concluindo o curso,para vivenciar a prática,o dia a dia do médico do sistema público de saúde.Vejo,nessa iniciativa da Ufma e SUS uma idéia que,se colocada em prática na medida certa e bem planejada,trará bons frutos para alunos,o sistema e,principalmente o chamado usuário,o povo enfim.São excelentes os que estão trabalhando comigo;inteligentes,põe a mão na massa com vontade e decisão.Os pacientes,no inicio superdesconfiados,têm aceitado bem a novidade.Tomara,Senhor,que eu não me decepcione mais uma vez.
Além dos estudantes chegaram também os profissionais da equipe multidiciplinar para cumprir residência em suas áreas:nutricionista,farmaceutica,dentista,psicóloga,enfermeira e assistente social.Já se integraram à comunidade,tomam iniciativa,colocam-se à disposição e estão agindo.Meus pacientes adoraram e,às vezes antes que eu sugira,já me perguntam se eu vou encaminhá-los.pedem para marcar consulta.
É,apesar das decepções,das horas de angústia,eu adoro minha profissão,eu amo meu próximo e qualquer coisa,qualquer iniciativa que sirva para melhorar sua vida tão sofrida,pra mim é uma alegria.Vamos torcer e trabalhar por isso.

5 comentários:

Marcia H disse...

Estou de volta ao meu lar, com o baby ainda na barriga e a esperanca de que cheguemos juntos até um final bem feliz. Obrigada por pensar em nós.
Se quiser saber qualquer detalhe sobre minha internacao aqui na Alemanha, é só mandar um email - Marcinha1968 no gmail ponto com.
Um beijo e sucesso com seus "finalistas"

Ciça Donner disse...

Manazinha sao essas pequenas luzes no fim do tunel que nos fazem ter esperanca. Que o Senhor realmente permita que esse povo continue engajando-se assim e prol dos desfavorecidos. imagino que essa batalha nao seja nada fácil

Lord Broken Pottery disse...

Anunciação,
Tenho uma curiosidade: como chegam esses estagiários em termos de formação? Ouço muito falar que há deficiência muito gritsnte, é verdade?
Beijão

Meiroca disse...

equerida qual é tua especialidade medica?
Depois de uma olhada no teu sistema de comentarios pois ele nao me permite comentar com meu endereço normal, vou entrar com um q na uso, mas o meu é:
www.meiroca.com

Unknown disse...

Oi Anunciação, primeira vez por aqui. Estou gostando do seu blog, vim através da Muié e do post sobre Roráima...hehe.
Mês passado tivemos uma palestra com o Dr. Cor que está divulgando esse trabalho do MEC junto com o MS, formando profissionais aptos a trabalhar no SUS. Achei maravilhoso. E fico feliz em saber que já está dando frutos. Pq, outro dia precisei ir ao médico do SUS daqui de Presidente Médici, e se não estivesse passando mal, tinha dado umas boas respostas para ele. Onde já se viu, querer forçar intimidade na marra? Bom, deixa pra lá! Amei seu post sobre a amamentação.
Parabéns.
Beijos