segunda-feira, julho 27, 2009

Protocolos

Quem vem aqui me prestigiar com sua amável visita,já deve ter reparado que tenho a barra do twitter com as últimas atualizações.Hoje,enquanto fazia faxina nos emeios e seguia alguns twitters fui procurar no portal médico e salvei no pendrive e mandei imprimir o protocolo de manejo clínico e vigilância epidemiológica da influenza versão II.Será minha companhia nessa noite antes de dormir;deve ter alguma coisa nesse bendito protocolo que me ajude e ao pessoal da Unidade Básica a enfrentar,orientar as pessoas,fazer alguma coisa contra esse virus H1N1,ou melhor,a favor das pessoas que nos procuram(não está acontecendo comigo no momento porque estou de férias).

Às vezes fico horas pensando os porquês de o trabalho do sistema único de saúde ter tantos problemas,problemas a mais,quando só o fato de ter de atender a toda a população já é um fator de dificil operacionalidade.Dá uma dor no coração quando ouço e vejo as pessoas falarem mal,muitas com razão,de um trabalho,serviço que é feito,tenho certeza,por muitas pessoas além de mim,com muito amor.Só precisamos ser tratados decentemente como profissionais,sermos pagos de acordo com nossas responsabilidades,e termos suporte para atendermos nossos pacientes como merecem.

domingo, julho 26, 2009

Gripe A Virus H1N1

Assim que se iniciaram as primeiras noticias sobre a Influenza A,sinceramente,não me preocupei muito.Não que achasse o assunto sem importância e sem gravidade,mas pq presumi,erradamente,que,com os meios disponíveis,ela não se propagaria rapidamente como o foi.
Aqui então é que não chegaria mesmo.Como o acesso a São Luis pelo aeroporto,segundo os responsáveis pelas ações,estaria coberto,dificilmente aconteceria a entrada pelo acesso rodoviário.
Tudo errado.E isso está me preocupando.Só pra citar,um dos primeiros casos,se o cidadão não tivesse procurado o serviço de saúde do aeroporto,e resolvesse não comunicar nada,a uma altura dessas,já teríamos uma sucessão de tragédias.
A verdade é que não temos realmente um suporte que nos ajude e nos oriente.A não ser ficar alertando :Evite multidões,locais não arejados.Se estiver espirrando ou tossindo,coloque o lenço na frente da boca,etc,etc.
Sinceramente,estou mesmo apreensiva.Tomara que isso tudo não piore.Estou torcendo.E fazendo minha parte.

sábado, julho 18, 2009

Só corrigindo

O dia do amigo é dia 20,gente.Eu é que fico com medo de esquecer as coisas e misturo tudo,vixe!Mas mesmo assim obrigada a Jamevu pelos votos.E em frente,todo mundo,que atrás,pelos lados,de todo lugar vem gente.

OBS:A correção e o agradecimento são válidos;o resto é só enchimento de linguiça,rs Beijos

sexta-feira, julho 17, 2009

Democracia e Liberdade?


Duas palavras que tem sido usadas e,pior abusadas por todo tipo de picareta que tem infestado esse país.

O Ery do Infinito Positivo e o Jayme Serva do Dito Assim,além de outros amigos e amigas da blogosfera estão alertando sobre essa nova armadilha para o cidadão e a cidadã que expõe suas idéias livremente na internet.Esse povo sedento de poder não se vexa.

A cada hora,cada dia,tenho realizado esforços pessoais para não desanimar,não perder a esperança,manter-me firme e acreditar que,junto com mais um,mais um,mais outro,posso influir nessa coisa toda que tem me deixado muito enojada.
E hoje é dia do amigo.Um abraço internético em todos os amigos e amigas.

segunda-feira, julho 06, 2009

Contente

Caçula voltou pra enfrentar concurso e seletivo.Mais velha operou,correu tudo bem e já teve até alta hospitalar e agora é só ficar fazendo acompanhamento toda semana.

Eu continuo lutanto com uma gripe...não,não é a influenza A/H1N1.É a chamada gripe sazonal.




E vamos nós.Obrigada pelos bons votos de sucesso para minha filhota.

sexta-feira, julho 03, 2009

Férias


Sempre gostei de,quando possivel,tirar minhas férias em julho;coincidia com as férias escolares das crianças e é o tempo mais bonito pra mim:muito sol,vento gostoso;no tempo em que ia as praias então,era muito legal.Sem filhos ainda,saia de casa só de biquine,saida de praia,bolsona de palha com bronzeador(óleo),pentão pra desembaraçar cabelo quando saia do mar e dinheiro pro refri e camarão frito(cerveja também).Só ou acompanhada,ia a pé por dentro do conjunto,atravessava a Divinéia,Vila Luizão,num tempo distante,em que ainda não havia assaltos,"ataques" de tarados às moças e ainda podiamos desfrutar no caminho,da hospitalidade do pessoal dos sitios,com fruteiras,água de coco fresquinha ou mesmo só uma sombra amiga nos intervalos da caminhada.
Continuo gostando de julho para tirar férias,mas há mais de quatro anos não conseguia fazer isso;não completamente.Burridade minha mesmo,que aceitava pressão de diretora ditadora de fala mansinha e falsidade que prometia e não cumpria;terminava tirando só dez,quinze dias,o que não dá pra desacansar ou resolver nada;que funcionário público resolve suas pendências,inclusive de saúde,é nas férias mesmo.Por enquanto ainda não recuperei do cansaço acumulado,mas estou adorando não ter que sair todas as manhãs e tardes com horário marcado.Já melhorou,né?Boas férias pra mim e pra quem estiver.Um beijo para os amigos e amigas.

terça-feira, junho 30, 2009

Exemplo


Antigamente se dizia assim.Não sei se hoje em dia é politicamente correto ou não,às vezes me embaralho com esses detalhes.Fulano ou Sicrana é um exemplo,quando uma pessoa se destacava por algum comportamento ou feito digno de elogio ou pelo fato de a própria pessoa,apesar de alguns defeitos,ter uma atitude ou modo de ser que a todos chamava a atenção.
No mesmo dia em que MJ morreu,a "pantera" Farrah Fawcet também se foi após algum tempo de luta contra o câncer.Dela também eu era fã;adorava o seriado,achava-a linda,a mais linda das panteras;cheguei a tentar fazer com que meu cabelo nesse tempo fininho e sem graça,ficasse igual ao dela,em vão.
FF deixa parte de seu testamento em favor de entidades que trabalham com mulheres vítimas de violência doméstica.Segundo informações ela já trabalhava nesse sentido,após ser protagonista do filme Cama Ardente,baseado em fatos reais,em que a personagem principal,após ser submetida a todo tipo de violência pelo marido,mata-o tocando fogo na casa.Fiquei imaginando se todo ator ou atriz desse mundo,inclusive brasileiros,após serem protagonistas ou mesmo coadjuvante de um filme,peça,seriado cujo tema fosse um desses problemões que nos cercam,resolvessem "tomar as dores" e fazer algo,não seria um passo adiante na resolução,pelo menos tentativa concreta,de coisas tristes,de acontecimentos trágicos,de vidas salvas?Já pensaram?Pois é;para mim essa mulher é um exemplo!

segunda-feira, junho 22, 2009

Noticias


No momento,sozinha em casa.Mas bem.Caçula viajou para acompanhar a irmã mais velha na cirurgia que espero seja a definitiva e tenha uma conclusão excelente com a bênção dos céus.
Sábado,acompanhei a movimentação pela manhã da campanha de vacinação contra poliomielite do c.s.turu.Médico não tem muito o que fazer nesse tipo de campanha porque é a vacina melhor que tem,de aplicar(não precisa saber aplicar injeção)e não provoca efeitos como febre,mal estar;além de não ter o risco de alguém alérgico ter uma reação e ser um deus nos acuda.Mas fui assim mesmo e ajudei mais como voluntária,digamos assim.
Continuo cansada e caio no sono bastando encostar em algum lugar.É a expectativa das férias que veem aí,completas depois de quatro anos só fazendo de conta.Eram no máximo 15 dias e a bestona aqui aceitava,resmungando e reclamando,mas aceitava e continuava trabalhando irritada,insatisfeita.Ainda bem que nunca revirei meus maus humores pra cima dos pacientes;era só o que faltava além de tudo ainda ficar com dor na consciência.
Mesmo não vindo aqui,viajo pela blogosfera,comento sempre que possivel.E estou no twitter,de doida que parece que não tem o que fazer.Realizem uma pessoa semialfabetizada querendo ler um daqueles livros bem complicados,cheios de expressões dificeis;mal comparando é isso.Mas eu me divirto;e quando não gosto simplesmente me faço de surda e muda,e analfabeta.Inté.

sexta-feira, junho 12, 2009

O Livro

Crianças refugiadas em Moçambique é um livro fino;parece pequeno.Nada mais enganador.Denso,conteúdo rico,nos coloca quase cara a cara com uma realidade cruel e,diante da qual,Grace Olson,a autora se sentiu levada por sua índole,sentido apurado de justiça e muita coragem,a enfrentar.
Não,não sou crítica de arte.Só uma pessoa que se sentiu,além de inserida por momentos,de volta ao mundo acadêmico,diante de uma realidade que,para nós é longinqua e parece que nem existe.
Confesso que excedeu minhas expectativas;não que duvidasse da qualidade do trabalho,mas é muito melhor do que eu esperava.
Que a Grace tenha muito sucesso pela qualidade de seu trabalho e para que possa realizar seus objetivos junto às crianças refugiadas.

sexta-feira, junho 05, 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente


Imagem tirada de O Imparcial de hoje.Esse é o rio Paciência.que como noventa por cento dos rios de São Luis,recebem os esgotos de nossas casas.
Iniciou-se no governo passado,uma tentativa de,com a participação de várias entidades,a secretaria do meio ambiente e várias associações,realizarem-se discussões e projetos para a revitalização.
Com certeza não terão prosseguimento.
Nada a comemorar,portanto.

Fazer nossa parte,a gente faz,se esforça.Mas....será bastante?Suficiente?

Às vezes fico pensando na finada minha avó:Minha filha,estamos no fim dos tempos!

segunda-feira, junho 01, 2009

O Maranhão tem dono

Hoje encontrei,lendo o blog do ricardo santos,um verdadeiro "achado" e convido você a visitar o blog da Velha debaixo da cama.O link está à direita mas se quiser pode clicar a seguir e conhecer um pouco do que vejo,ouço e como essa mulher,que nem sei se é velha mesmo,nem se é mulher,não consigo expressar.Eu gostei,aliás,me senti ótima,minha depressão foi para o espaço porque descobri que o que sinto não é só desencanto de velha.Mas experimentem.http://avelhadebaixodacama.blogspot.com





Depois eu volto.

segunda-feira, maio 25, 2009

Navegando


Às vezes esse espaço fica meio abandonado no sentido de que não escrevo nada dutante alguns dias.Talvez dê a impressão de que larguei de mão,que não estou mais interessada.Mas não.Deixo de postar por falta de assunto,porque o assunto que me interessa é complicado de "distrinchar"como dizia mamãe ou porque fico horas perdidas lendo os blogs interessantes.Saio navegando por aí,venho aqui e vejo os blogs que sigo sempre atualizados.Vou no google,vou no terra,no ig,tem dias que perco até a noção do tempo e quando vejo já é madrugada,os galos começam a amiudar,por esse tempo em que a chuva abusa,até frio faz por aqui.então me recolho;já é tarde para atualizar.
Sem contar que às vezes fico encucando,batendo a cabeça,pensando como fazer tal coisa e rindo de mim mesma por não conseguir.
Sem contar também que esse povo me enoja cada vez mais.Mas não quero me aborrecer e aborrecer vocês falando disso.

segunda-feira, maio 18, 2009

Noticias de um Brasil


Esse é apenas um momento,um flsh do trabalho que fazemos,cada equipe com medico,enfermeira,tecnica de enfermagem e agentes de saúde na estratégia de saúde da familia que já foi programa e continua pagando mal e atrasado sem que deixemos que nossa chateação atrapalhe aquilo para o qual nos propusemos e fomos preparados.
Enquanto aqui e ali surgem as noticias dos maus brasileiros que se encontram inscritos no bolsa familia para...para quê mesmo?colocar gasolina no carro?Como eu ia dizendo,enquanto isso,as enfermeiras daqui dessas bandas do fim do mundo passaram e passarão essas duas semanas,pesando,medindo altura e pressão,verificando caderneta de vacina e tirando do programa(bolsa familia)quem estiver fora das regras."Minha senhora,sei que a senhora é pobre mas sua filhinha está morando em são paulo com a tia e,portanto,não tem mais direito,desculpe."
É um trabalho duro em todos os sentidos e presto aqui minha homenagem a essas valentes profissionais que cumprem sem medo,com competência,essa missão.Meu abraço caloroso a Eduarda,Siméia e Neusa,enfermeiras da Unidade Básica de Saúde do Turu,assim como a todo o pessoal de apoio nesse verdadeiro mutirão para cumprir seu dever.Esse é um Brasil que trabalha e faz a sua parte.

Obs:Afoto é de outra atividade em que a agente acompanha a enfermeira numa visita a uma senhora idosa deficiente visual.Infelizmente minha máquina deu um treco e não pude registrar o trabalho que iniciou desde a semana passada.

quarta-feira, maio 13, 2009

Doações Nordeste

As doações podem ser feitas nas contas bancárias:
Banco do Brasil, agência 3475-4, c/c 8018-7;
Banco Bradesco agência 0484, c/c 66.000-0;
Caixa Econômica Federal, agência 1041, operação 003 – conta 645-0.

A Cáritas Brasileira é um organismo da CNBB e integra a Confederação Caritas Internationalis, uma das maiores redes humanitárias do mundo, presente em 200 países e territórios. A entidade atua na defesa e promoção dos direitos humanos; na conquista e controle social de políticas públicas; e no desenvolvimento sustentável solidário.

Essas contas acima foram disponibilizadas pela Caritas Brasileira para doações a todo o nordeste.

É isso ai,gente.A coisa tá feia pro rumo de cá.A dona do Maranhão ainda por cima conseguiu que fossem ressarcidos aos cofres do Estado,dinheiro de convênios firmados com as prefeituras,inclusive São Luis,pelo governo de Jackson Lago.O juiz disse e depois desdisse.Valei-me.

Doações

AGENCIA: 0242-9

CONTA CORRENTE: 31000-X

SOS ENCHENTE MARANHÃO

Agência do Banco do Brasil que recebe doações para o Maranhão.Vou ver se encontro uma que contemple outros Estados do nordeste.

Obrigada Aninha Pontes e Ery pelo toque.Beijos.

domingo, maio 10, 2009

Flores


Flores para todas as mamães.Para minha mamãe também que já está juntinho de papai do céu.




Eu tenho sorte.Meus filhos são bons filhos.Pra que melhor,não é?


Beijo especial para Odele e Flavia.

quarta-feira, maio 06, 2009

Balanço da manhã


Conseguimos enfim que a kombi ficasse livre pra sair em visita para vacinar os idosos acamados ou que por qualquer motivo teem dificuldade para se deslocar ate o centro de saúde.Foram 25.A kombi velha caia em buraco,saia de buraco,mas resistiu muito bem aos trancos.
Agora a tarde espero que não tenham juntado os pacientes que marcaram erradamente pela manhã com mais os da tarde.Se fizerem isso,estou disposta a ficar atendendo até o ultimo paciente,sem chiar.
Quero ver até onde esse pessoal vai com a incompetência administrativa.Imagine se fosse um grande hospital.E toquemos o bonde!
Aproveitei pra me vacinar também;tinha me esquecido que já sou idosa,hehe.Eduarda(a bonitona de preto)é que lembrou e Ana executou.Inté.

terça-feira, maio 05, 2009

Vim ver

Gente amiga que vem aqui,desculpe a ausência.Alem de ser uma criatura que quer abraçar o mundonet com os dedos e os olhos,vivo na correria do trabalho e,por ultimo,tentando colocar um pouco de ordem minima na minha tapera,na marra pra falar a verdade.Ja mandei a menina da operadora de celular me mandar pra qualquer lugar(serasa,spc,etc),desde que não me mande pra cadeia porque ai é que eles não iam receber dinheiro mesmo.Continuo uma arara mas não estou mais chorando a não ser de pena do povo do interior do estado que está numa situação calamitosa.O Maranhão está quase todo debaixo d'agua,uma calamidade.Aqui mesmo em São Luis está terrivel;de vez em quando uma tregua,mas quando menos se espera lá vem outro aguaceiro.
Estou ausente daqui mas continuo visitando os amigos,encontrando novos,as vezes deixo coment as vezes não.Um beijo e um abraço carinhoso a todos.

sexta-feira, abril 17, 2009

Chora,Maranhão!

Hoje servimos de piada,de chacota,para humoristas,para iludidos e para ordinários de todas as espécies.Merecemos?Durante minha juventude cheguei a pensar que sim;se votávamos em gente ordinária,merecíamos governos de acordo.Fui ao longo do tempo conhecendo as pessoas,o povo,a massa votante e refiz meus conceitos.Só lá com eles,essa grande maioria de gente que pouco tem de tudo,inclusive dinheiro,é que se sabe o que é bom pra tosse e como não é fácil escolher.Você simplesmente tem de sobreviver.Até que um dia parece que vai dar pra mudar.E,depois de anos e anos,muda-se o rumo;e quando se pensa que estamos caminhando à frente,um pouco com sobressaltos,não se esperava mesmo caminho de flores e paraiso na Terra,mesmo.Um pouco de dignidade.Eis que tudo se esvae pelas mãos que empunham a justiça e nos dizem que nosso voto não vale.Quem perdeu foi quem ganhou.Inverte-se tudo.Nada faz corar a face desses senhores de toga;nem falsos testemunhos,nem argumentos indecentes,nem videos questionáveis;prazos dignos da velocidade da luz para ler um calhamaço de não sei quantas páginas e dar um parecer a jato logo aceito,nada,nada os detém.Constituição,leis eleitorais,é tudo pisoteado para fazer a vontade de um homem que resolveu que seria e é o dono do Maranhão;para colocar sua filha mimada no lugar que ela decidiu usurpar.
Ontem e hoje gente tola e gente malvada tocou foguete.E ela foi diplomada e empossada dona,digo,governadora do Maranhão.
Meus pêsames,Maranhão.Meus pêsames,Brasil!É,porque apesar de ser o fim do mundo;apesar de ninguém ligar(viu,danilogentili),a gente faz sim,parte desse Brasil,e,se estamos e vamos ficar mal,todos ficarão.
E pensar que a partir de segunda-feira eu vou ter de aturar essa gente de perto.Dói.